ESPORTES

Lucas Pinheiro conquista 1º ouro para o Brasil em Olimpíada de Inverno

O brasileiro faz história ao vencer o slalom gigante nos Jogos de Milão e Cortina, superando favoritos suíços.

Publicado em 14/02/2026 às 11:06
Lucas Pinheiro Braathen conquista ouro inédito para o Brasil no slalom gigante dos Jogos de Inverno.

A história do esporte brasileiro ganhou um novo capítulo neste sábado (14), em Bormio, nos Alpes italianos, próxima à fronteira com a Suíça. Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha do Brasil em uma Olimpíada de Inverno – e logo a de ouro. O esquiador brilhou ao vencer a prova do slalom gigante nos Jogos de Milão e Cortina.

O slalom gigante é composto por duas descidas em um percurso marcado por mastros fincados na neve, conhecidos como "portas", espaçados cerca de 25 metros. O atleta deve passar entre eles, e vence quem somar o menor tempo total nas duas descidas.

Nascido em Oslo, capital da Noruega, e filho de mãe brasileira, Lucas completou as descidas em 2min25s, ficando 58 centésimos à frente do suíço Marco Odermatt, que ficou com a prata. O bronze também foi para a Suíça, com Loic Meillard.

Lucas assumiu a liderança já na primeira descida, ao marcar 1min13s92. Mesmo registrando apenas o 11º melhor tempo na segunda descida (1min11s08), o brasileiro conseguiu manter a vantagem sobre os suíços Odermatt e Meillard e garantiu o lugar mais alto do pódio.

Matéria em atualização