TÊNIS NO RIO OPEN

João Fonseca supera Monteiro no Rio Open e vence 1º jogo na temporada

Carioca de 19 anos bate compatriota por 2 sets a 0 e avança às oitavas em busca de título inédito no ATP 500

Publicado em 17/02/2026 às 21:50
João Fonseca Reprodução / Instagram

João Fonseca conquistou, nesta terça-feira, sua primeira vitória em simples na temporada, jogando em casa. Após ser eliminado nas primeiras rodadas do Australian Open e do ATP 250 de Buenos Aires, o carioca de 19 anos superou o compatriota Thiago Monteiro por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/1) e 6/1, pelo Rio Open, garantindo vaga nas oitavas de final.

O próximo desafio de Fonseca será diante do peruano Ignacio Buse, responsável pela eliminação do brasileiro Igor Marcondes na segunda-feira. Além da chave de simples, João disputa também as duplas ao lado de Marcelo Melo, com quem já venceu Andrea Pelegrino e Román Burruchaga.

Apesar do duelo ser entre dois brasileiros, a torcida na Quadra Guga Kuerten, no Jockey Club Brasileiro, demonstrou apoio mais intenso a Fonseca, com cânticos e aplausos, muitos puxados por crianças.

Monteiro iniciou a partida sacando bem e forçando erros do adversário, mas Fonseca respondeu com saques potentes, incluindo aces, e não cedeu pontos no segundo game.

O cearense de 31 anos recuperou o ritmo e venceu um rali disputado para evitar a quebra, enquanto Fonseca exibia variedade de golpes para pontuar em diferentes situações.

Antes do sétimo game, a torcida intensificou os gritos por João Fonseca. Ainda assim, Monteiro conseguiu confirmar o saque, despertando manifestações de apoio também a seu favor, especialmente ao final do game.

Após Monteiro confirmar o saque no nono game, Fonseca foi testado psicologicamente, mas conseguiu evitar que o adversário fechasse o set. Sem quebras nos games seguintes, a parcial foi decidida no tie-break.

Fonseca abriu vantagem e, embalado pelo apoio da torcida, dominou o tie-break, fechando em 7 a 1 para garantir o primeiro set.

Com confiança renovada, Fonseca quebrou o saque de Monteiro no início do segundo set e abriu 2/0. O carioca manteve a pressão, dificultando a reação do adversário, que só pontuou em um erro do jovem no terceiro game, mas não ameaçou a quebra.

Monteiro confirmou apenas mais um serviço e não voltou a vencer games. No sexto game, Fonseca levantou a torcida com um ponto espetacular, abriu 5/1 e, em seguida, virou o último game para fechar o placar em 6/1, avançando com autoridade às oitavas de final.