“Oscar foi uma lenda do basquete mundial”, diz Alckmin
Presidente em exercício lamenta morte do ex-jogador e destaca legado no esporte brasileiro
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, lamentou nesta sexta-feira (17) a morte do ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, aos 68 anos. Alckmin afirmou que o Brasil perdeu um de seus maiores atletas.
“Oscar Schmidt, nosso Mão Santa, não foi só um jogador de basquete, foi uma lenda do basquete mundial”, declarou Alckmin, que está à frente do Executivo enquanto o presidente Lula está em Barcelona para participar da Cúpula Brasil-Espanha.
Notícias relacionadas:
- Familiares destacam exemplos de Oscar Schmidt.
- Ministério do Esporte lamenta morte de Oscar: "Inspirou gerações".
- Em entrevistas, Oscar mostra relíquias e revela ídolos do esporte.
Alckmin ressaltou que Oscar sempre priorizou a defesa do Brasil nas quadras e manifestou pesar à família, amigos e fãs.
O esporte brasileiro perde hoje um dos seus maiores atletas. Oscar Schmidt, nosso Mão Santa, não foi só um jogador de basquete, foi uma lenda do basquete mundial, que sempre colocou a defesa do Brasil nas quadras em primeiro lugar. Meus sentimentos à família, amigos e fãs. 📸… pic.twitter.com/215pjNMlwP
— Geraldo Alckmin 🇧🇷 (@geraldoalckmin) April 17, 2026
Pesar
A morte de Oscar teve ampla repercussão no mundo esportivo. A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) lamentou profundamente a perda do ex-jogador, destacando que ele foi um símbolo absoluto do esporte e redefiniu os limites do possível nas quadras.
“A CBB lamenta com um pesar profundo a perda de um dos maiores ídolos da história do esporte mundial”, afirmou a entidade em nota.
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) ressaltou que Oscar foi recordista brasileiro em participações olímpicas no basquete, disputando cinco edições consecutivas dos Jogos Olímpicos. Ele também se tornou o único atleta a ultrapassar a marca de mil pontos na história da competição, segundo nota do COB.