FUTEBOL

Em jogo com 3 expulsões, México vence África do Sul na abertura da Copa

No Estádio Azteca lotado, anfitriões ganharam duelo por 2 a 0

Por Redação ANSA Publicado em 12/06/2026 às 10:48
No Estádio Azteca lotado, anfitriões ganharam duelo por 2 a 0 © ANSA/AFP

Em um Estádio Azteca lotado, o México foi superior durante os 90 minutos e venceu a África do Sul por 2 a 0 nesta quinta-feira (11), na abertura da Copa do Mundo de 2026.

Com o apoio da torcida, que gritou "olé" e vaiou intensamente os momentos de posse de bola dos visitantes, os anfitriões abriram o placar logo aos oito minutos. Julián Quiñones aproveitou uma falha da defesa adversária e chutou firme para superar o goleiro Ronwen Williams.

Apesar de controlar a partida, os mexicanos diminuíram o ritmo e se aproveitaram da fragilidade dos sul-africanos, que só finalizaram pela primeira vez aos 37 minutos do primeiro tempo. Ainda assim, a seleção da casa desperdiçou boas oportunidades, incluindo uma finalização de Quiñones que acertou a trave.

O panorama não mudou na etapa final. O México seguiu dominando as ações e viu sua situação ficar ainda mais favorável após a expulsão do volante Sphephelo Sithole, que recebeu cartão vermelho depois de uma dura falta em Brian Gutiérrez. Com um jogador a mais, Quiñones aproveitou um novo erro da defesa sul-africana e cruzou para Raúl Jiménez marcar de cabeça.

Antes do apito final, a seleção africana perdeu mais um jogador. Themba Zwane foi expulso pelo brasileiro Wilton Pereira Sampaio após agredir Roberto Alvarado. Não satisfeito, o árbitro goiano também mandou o defensor mexicano César Montes mais cedo para o chuveiro após dura entrada no adversário.

Após estrear com o pé direito, o México voltará a campo na próxima quinta-feira (18), quando enfrentará a Coreia do Sul, em Guadalajara. No mesmo dia, a África do Sul medirá forças com a República Tcheca, em Atlanta, nos Estados Unidos.