Sobe para dez número de municípios que pedem tropas federais na eleição; agora foi Maribondo
O número de municípios que solicitaram tropas federais ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) subiu para dez com a inclusão de Maribondo. Até o último sábado (14), outros nove municípios já haviam formalizado seus pedidos: Marechal Deodoro, Estrela de Alagoas, Pindoba, Teotônio Vilela, Junqueiro, Roteiro, Chã Preta, Campo Alegre e Limoeiro de Anadia. Os julgamentos das solicitações devem começar nas sessões do TRE/AL programadas para a próxima semana.
Antes de tomar uma decisão sobre o envio das tropas, o Tribunal consulta o governo de Alagoas para verificar se as forças de segurança locais são suficientes para garantir a ordem durante as eleições. Apenas após essa resposta, o desembargador relator do caso elabora seu voto, que é então submetido ao Pleno do TRE.
Se os desembargadores considerarem necessária a presença de tropas federais para garantir a segurança no pleito, o TRE encaminha a decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dá a palavra final sobre o envio das tropas.