CONFLITO

Trégua de Pascoa prova que Putin defende ideais e valores cristãos, diz analista iraniano

Por Sputinik Brasil Publicado em 20/04/2025 às 07:29
© Getty Images / Anadolu/Stringer

A trégua na Páscoa anunciada pelo presidente russo, Vladimir Putin, é uma comprovação de que Moscou respeita a importância desse feriado cristão importante e especial, disse à Sputnik Ruhollah Modabber, analista econômico e político iraniano.

Modabber destacou que a trégua mostra novamente que Moscou tem aspiração a iniciar o encerramento do conflito russo-ucraniano.

Segundo o analista, a ordem de Vladimir Putin de impor um cessar-fogo por ocasião da Páscoa é significativa sob dois pontos de vista.

"Em primeiro lugar, o respeito do Kremlin pelos importantes ritos religiosos desse dia, que são especiais para o cristianismo, mostra que o governo russo sempre prioriza princípios humanitários básicos e aspectos especiais [...]. Em segundo lugar, isso prova mais uma vez que o governo russo é um iniciador e apoiador da paz", ressaltou o interlocutor da Sputnik.

O especialista lembrou que a Rússia havia apresentado iniciativas para um cessar-fogo anteriormente, mas "as forças neonazistas do regime de Kiev não o honraram".

Ele acrescentou que as forças ucranianas aproveitam todas as oportunidades para perturbar a paz e cometer crimes.

"O lado russo é um defensor dos ideais e valores do cristianismo [...]. A Rússia busca a paz, respeita os valores e as tradições e protege os direitos humanos", finalizou.

No sábado (19), Vladimir Putin declarou a trégua na Páscoa. Ela começou às 18h00, horário de Moscou, do dia 19 de abril e durará até às 00h00, horário de Moscou, do dia 21 de abril.

O presidente russo disse que parte do princípio que a Ucrânia seguirá o exemplo da Rússia. Ao mesmo tempo, Putin observou que as tropas russas devem estar prontas para repelir possíveis violações da trégua e provocações do inimigo.