ORIENTE MÉDIO

Irã prepara projeto para sair de tratado contra armas nucleares

Medida chega na esteira de bombardeios israelenses

Por Redação ANSA Publicado em 16/06/2025 às 12:48
Protesto contra ataques israelenses em Teerã, capital do Irã

Irã prepara um projeto de lei para formalizar sua saída do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, documento que empenha o país persa a não buscar o desenvolvimento de bombas atômicas.

O acordo está em vigor desde 1970 e nunca contou com a adesão de Israel, que iniciou na última sexta-feira (13) uma guerra para tentar desmantelar o programa nuclear iraniano e derrubar o regime dos aiatolás.

Segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baqaei, o texto do projeto obrigaria o governo a revogar o tratado. "Pretendemos tomar uma decisão apropriada, à luz dos episódios recentes", explicou Baqaei, acrescentando que a iniciativa "ainda está em fase de preparação".

Israel acusa o Irã de estar a um passo de desenvolver a bomba atômica, enquanto Teerã assegura que seu programa nuclear tem como objetivo apenas a produção de energia.

As maiores potências do mundo chegaram a assinar um acordo com o Irã em 2015 para submeter as usinas do país a monitoramento internacional, em troca da revogação de sanções ocidentais, porém o pacto foi rasgado por Donald Trump em seu primeiro mandato como presidente.

Com o retorno do republicano à Casa Branca, EUA e Irã retomaram negociações, que foram interrompidas após os ataques israelenses.