RÚSSIA

‍Polícia armênia invade sede da Electric Grids do empresário russo detido na Armênia

Por Sputinik Brasil Publicado em 08/07/2025 às 04:02
© Sputnik

As forças da segurança armênias entraram na sede da Electric Grids do empresário russo da origem armênia Samvel Karapetyan, que foi detido por causa do apoio à Igreja Apostólica Armênia, e bloqueiam a entrada para os funcionários da empresa, segundo a mídia local.

Conforme as informações, os policiais também entraram na casa do sobrinho do proprietário, que é presidente do Conselho de administração da empresa. Sua casa está sendo revistada.Anteriormente, o parlamento armênio aprovou emendas legislativas que permitem a nacionalização da empresa de eletricidade.

Além de Karapetyan, outras duas prisões ligadas à Igreja Apostólica Armênia chamaram a atenção nos últimos dias: os arcebispos Bagrat Galstanyan e Mikael Adzhapakhyan. Para Ambartsumyan, a detenção, em especial de Mikael, é bem significativa, já que o religioso é um dos "ministros mais respeitados da Igreja Armênia".

Conhecido pelas críticas a toda classe política, Mikael, segundo o entrevistado ouvido pela Sputnik, tem inimigos dos dois lados: tanto na situação quanto na oposição. Apesar do religioso não concordar inteiramente com as opiniões do grupo político de Ambartsumyan, o observador classifica a prisão do arcebispo como um "genuíno sacrilégio".