Para ministro do STF, Brasil vive capítulo de resistência democrática
Justiça, Gilmar Mendes, stf, resistência democrática, brasil, Estados Unidos, Trump



Sem citar os ataques do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à atuação do STF no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, o decano do STF afirmou - nas redes sociais - que o Brasil vive um momento histórico de defesa da democracia contra "forças que ameaçam".
Notícias relacionadas:
- IOF: Gilmar Mendes pede redistribuição da relatoria de ação do PSOL.
- Gilmar Mendes recebe indígenas do povo Munduruku no STF.
Sabotagem
O ministro também disse que o STF enfrentou a sabotagem das plataformas que operam as redes sociais contra o debate democrático sobre regulação, uma tentativa de golpe de Estado e de assassinato de ministros.
"Nenhum outro parlamento nacional presenciou, atônito, uma campanha colossal de desinformação perpetrada por empresas de tecnologia que, com expedientes de mentiras e narrativas alarmistas, sabotaram o debate democrático sobre modernização dos marcos regulatórios", completou.
Ontem (9), após o governo norte-americano criticar o STF e anunciar a taxação de 50% das exportações brasileiras, os ministros do STF adotaram a estratégia de não responder publicamente às acusações de Trump e deixaram que a reação seja feita pelo governo federal, por meio da via diplomática.