Rubio e Lavrov discutem 'nova abordagem' sobre Ucrânia
Chefes das diplomacias de EUA e Rússia se reuniram na Malásia

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, se reuniu nesta quinta-feira (10), na Malásia, com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, com quem discutiu a guerra na Ucrânia e as situações no Irã e na Síria.
O encontro de 50 minutos ocorreu em Kuala Lumpur, à margem de uma reunião ministerial da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).
Segundo Rubio, Lavrov aproveitou a ocasião para apresentar uma "nova ideia" a respeito do conflito no leste europeu, que já dura quase três anos e meio sem perspectiva de um cessar-fogo.
"É uma abordagem nova e diferente.
Eu não caracterizaria como algo que garantiria a paz, mas é um conceito que levarei para o presidente [Donald Trump]", declarou o secretário, sem dar maiores detalhes.
Já o Ministério das Relações Exteriores russo afirmou que Lavrov e Rubio concordaram em "restabelecer a cooperação econômica e humanitária russo-americana" e em "manter contatos sem obstáculos", além de cogitar a retomada de voos diretos entre as duas potências.
"As partes continuarão o diálogo construtivo e reciprocamente respeitoso sobre um crescente número de questões de interesse mútuo", salientou a pasta.