Sapatos e bolsas de couro da Idade Média são desenterrados na Noruega (FOTOS)

Mais de 200 sapatos de couro da Idade Média foram descobertos em um bairro na capital norueguesa de Oslo e os arqueólogos estimam que haverá mais de mil peças na contagem final.
Os sapatos achados têm entre 600 a 700 anos de idade, são costurados à mão. Alguns deles são baixos e simples. Outros têm padrões intrincados ou decorações elegantes. Há também botas mais altas, escreve portal Sciencenorway.
Esses sapatos eram claramente muito usados. As pessoas andavam muito a pé em Oslo medieval. E como os sapatos eram caros de se fazer, era importante cuidar deles.
"Podemos dizer que eles [sapatos] desenvolveram buracos, e que estes foram reparados de várias maneiras", diz a arqueóloga Marja-Liisa Petrelius Grue. "Vemos todo o ciclo de vida do sapato."
Mais de 40 dos 227 sapatos encontrados até agora pertenciam a crianças. Eles foram feitos sob medida para caber o pé de uma criança, mas além do tamanho, são os mesmos no design como os sapatos adultos, e foram feitos usando as mesmas técnicas e materiais.
Na pequena seção da área da escola designada para um porão, os arqueólogos desenterraram mais de 2.900 itens desde que começaram suas escavações no início da primavera europeia. Mais de 80% deles são sapatos, bolsas e capas de facas – coisas feitas de couro.