TARIFAS

Ministros criticam 'tarifaço' em evento que anunciou projetos de transportes intermodais no Brasil

Publicado em 16/07/2025 às 14:48
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Nesta quarta-feira (16), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, criticou duramente o tarifaço anunciado por Donald Trump, que determinou tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros.

"Essas medidas que foram tomadas pelo presidente dos Estados Unidos penalizam o povo brasileiro, sobretudo os empregos", afirmou, criticando abertamente o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que defende as medidas norte-americanas.

Para o ministro, a decisão também prejudica o setor produtivo estadunidense, já que os EUA mantêm superávit na balança comercial com o Brasil. Ao comentar pressões de aliados de Bolsonaro para o país adotar anistia a golpistas, Costa Filho disse que sentiu "vergonha em exercer o mandato" em meio a tais opositores.

Durante evento, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, celebrou a assinatura de um memorando com a China, a fim de desenvolver um corredor logístico que ligue a Bahia ao oceano Pacífico, passando pelo Centro-Oeste e chegando até o Peru, com destino final no maior porto chinês da América do Sul.

"Nós precisamos do transporte intermodal. E aí entram os nossos mares, aí entram os nossos rios, aí entra a cabotagem", disse.


Por Sputinik Brasil