O GALEGO ENDOIDOU

Trump afirma que Coca-Cola adotará açúcar de cana nos EUA após sugestão sua; empresa não confirma

Presidente diz ter influenciado mudança na fórmula do refrigerante, mas Coca-Cola evita confirmar decisão

Por Redação – Tribuna do Agreste Publicado em 16/07/2025 às 20:45

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou nesta quarta-feira (17) que a Coca-Cola concordou em adotar açúcar de cana na fórmula original do refrigerante vendido nos EUA, substituindo o xarope de milho de alta frutose atualmente utilizado. A declaração foi feita por Trump em sua rede social, mas não foi confirmada oficialmente pela empresa.

“Tenho estado a falar com a Coca-Cola sobre o uso de açúcar de cana REAL na Coca-Cola nos Estados Unidos, e eles concordaram em fazê-lo”, escreveu Trump. “Gostaria de agradecer a todos aqueles que têm autoridade na Coca-Cola. Isto vai ser uma jogada muito boa por parte deles — vocês vão ver. É apenas melhor!”

Atualmente, a Coca-Cola comercializada nos EUA utiliza xarope de milho como adoçante, diferentemente de países como México e Austrália, onde a empresa já adota o açúcar de cana em sua fórmula tradicional. No entanto, a possível mudança não afetaria a Diet Coke, bebida preferida de Trump, que continua a usar aspartame, adoçante sem calorias.

Coca-Cola responde com cautela


Procurada pela imprensa, a Coca-Cola Co., com sede em Atlanta, emitiu uma nota cautelosa, afirmando apenas que “aprecia o entusiasmo do presidente Trump”, sem confirmar qualquer alteração em sua produção nos Estados Unidos.

Caso a mudança se concretize, representaria um movimento relevante na política de formulação do produto símbolo da marca — e poderia alinhar a Coca-Cola norte-americana ao padrão adotado em outros mercados internacionais.