DESASTRES CLIMÁTICOS

Defesa Civil da Itália conclui missão de intercâmbio no RS

Estado e país vão colaborar para prevenir desastres climáticos

Por Redação ANSA Publicado em 18/07/2025 às 20:16
Iniciativa marcou um importante avanço na cooperação bilateral entre a Itália e o Brasil ANSA

A missão de uma delegação da Defesa Civil da Itália no Rio Grande do Sul, que ocorreu entre os dias 15 e 17 de julho, foi concluída com sucesso.

A iniciativa marcou um importante avanço na cooperação bilateral entre a Itália e o Brasil na prevenção e gestão de emergências climáticas.

Os trabalhos começaram na capital gaúcha, com uma visita ao sistema de alerta e monitoramento local, considerado um modelo em resposta a emergências ambientais.

A delegação italiana, acompanhada pelo Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, foi recebida pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que expressou profunda gratidão pela solidariedade demonstrada pelo país, definindo a iniciativa como "um gesto concreto de cooperação internacional na luta contra os desastres climáticos".

O grupo também viajou para Muçum, cidade símbolo da imigração italiana e uma das mais atingidas pelas enchentes de 2024. A delegação se encontrou com o prefeito Mateus Giovanoni, que apresentou as estratégias do município para a reconstrução e para fortalecer sua resiliência climática.

A etapa final da missão ocorreu em 17 de julho, em Bento Gonçalves, onde foi realizado o Seminário Internacional da Defesa Civil. Mais de 400 pessoas, incluindo especialistas, autoridades e representantes de comunidades locais, compareceram ao evento.

Durante o seminário, foram apresentadas as melhores práticas italianas em prevenção de riscos hidrogeológicos, sistemas de monitoramento e alerta precoce.

"Vivemos de perto a tragédia que atingiu esse estado e nos pareceu natural disponibilizar as melhores competências italianas para contribuir de forma concreta para a proteção da vida humana e a prevenção de futuros desastres", disse Caruso.

A troca de experiências não se esgotará nesta missão: novas iniciativas conjuntas já estão sendo estudadas, focadas no planejamento de emergência e no fortalecimento de um sistema de voluntariado ativo e capilarizado.