EUA

Trump diz que vai destruir novas instalações nucleares no Irã, caso sejam construídas

Por Sputinik Brasil Publicado em 19/07/2025 às 17:54
© AP Photo / Alex Brandon

Teerã afirma que pode se retirar do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) e começar a enriquecer urânio acima de 60% se a pressão de sanções contra o país continuar.

O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou destruir novas instalações nucleares iranianas se elas forem construídas por Teerã. O anúncio foi feito por meio da plataforma Truth Social.

"Todas as três instalações nucleares no Irã foram completamente destruídas. Levaria anos para colocá-las novamente em operação, e se o Irã quisesse fazer isso, seria muito melhor recomeçar, em três locais diferentes, antes que essas [novas] instalações sejam destruídas", escreveu Trump.

Ebrahim Rezaei, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional e Política Externa do parlamento iraniano, disse que, se a pressão das sanções continuar, Teerã poderá se retirar do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) e começar a enriquecer urânio acima de 60%.

Em 2 de julho, o presidente da República Islâmica, Masoud Pezeshkian, suspendeu a cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). A condição para seu restabelecimento era a garantia de segurança para as instalações nucleares e os cientistas nucleares do Irã.

Teerã criticou a agência e seu diretor-geral, Rafael Grossi, por não agirem após os ataques dos EUA e de Israel às instalações nucleares iranianas e exigiu uma investigação sobre os incidentes.

Escalada no Oriente Médio: uma cronologia dos eventos

A Rússia condenou veementemente as ações dos Estados Unidos, observando que elas violam gravemente o direito internacional, as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e a Carta da ONU. Moscou pediu à AIEA que dê uma resposta honesta aos eventos.