DIPLOMACIA

Senadores brasileiros estão nos EUA para reuniões sobre tarifaço

Publicado em 28/07/2025 às 19:48

Uma missão oficial do Senado Federal está em Washington, capital dos Estados Unidos, para tratar do tarifaço de Donald Trump com congressistas norte-americanos. Pela manhã, o grupo teve um primeiro encontro com autoridades diplomáticas e especialistas em comércio internacional na residência oficial da embaixadora do Brasil no país, Maria Luiza Viotti.

O grupo é composto pelos senadores Jacques Wagner, do PT da Bahia; Rogério Carvalho, do PT de Sergipe; Carlos Viana, do Podemos de Minas Gerais; Nelsinho Trad, do PSD do Mato Grosso do Sul; Esperidião Amin, do PP de Santa Catarina; Teresa Cristina, do PP de Mato Grosso do Sul; o astronauta Marcos Pontes, do PL de São Paulo; e Fernando Farias, do MDB de Alagoas. Também esteve presente no encontro o ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, o embaixador Roberto Azevêdo.

Segundo Nelsinho do Trad, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado e coordenador da missão oficial, o objetivo nos próximos dias será distensionar a relação entre os países, além de reabrir o diálogo direto com o Congresso norte-americano, para que se crie um ambiente favorável de negociação para o governo federal, que tem a prerrogativa de fechar um eventual acordo.

“A nossa missão tem o intuito principal de distensionar essa relação entre o Brasil e os Estados Unidos, com a nossa contraparte parlamentar. A partir do momento que a gente conquistar isso, eu penso que a missão já vai ter o seu primeiro ponto no sentido proporcionar ambiente e caminho para que quem tenha a prerrogativa de negociar, que não somos nós, e sim o governo federal, possa assim fazê-lo”.

Trad também confirmou que está prevista para esta terça-feira (29) uma série de compromissos estratégicos com autoridades e parlamentares norte-americanos, tanto Republicanos, quanto Democratas.

2:05