STF pede providências à AGU para garantir extradição de Carla Zambelli

O Supremo Tribunal Federal (STF) pediu que Advocacia-Geral da União (AGU) tome providências para garantir a extradição da deputada Carla Zambelli. A parlamentar, do PL de São Paulo, foi presa na terça-feira (29) na Itália.
A medida ocorre após o ministro Alexandre de Moraes ter sido notificado oficialmente sobre a prisão de Zambelli. O magistrado solicita que a AGU adote as providências cabíveis e necessárias para a extradição da ré.
Parlamentar fugiu do país em maio
A deputada fugiu do país em maio, depois de ter sido condenada pelo STF a dez anos de prisão pela invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça, ocorrida em 2023. A parlamentar, que tem dupla cidadania, foi para Itália para tentar solicitar asilo político.
Em junho, o STF pediu a extradição de Zambelli, garantindo que ela não tenha sua pena agravada por motivos políticos ou seja submetida a tratamentos desumanos.
A defesa de Carla Zambelli alega que a deputada se entregou às autoridades. A parlamentar afirma que é inocente e alvo de perseguição política.
1:15