Ufal se une à Orquestra Som do Nordeste para o Amazonas Festival
Big Band integra projeto de extensão, formada 20 músicos alagoanos que, junto com o cantor Eliezer Setton e a cantora Rebeca Deleu, vão se apresentar em um dos maiores festivais da América Latina

A Orquestra Som do Nordeste, que integra um projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas, vai participar de um dos maiores festivais da América Latina, o Amazonas Green Jazz Festival. Liderada pelo trombonista e maestro Rony Ferreira, a big band vai subir no palco Teatro Amazonas com 20 músicos e os convidados, o cantor Eliezer Setton e a cantora Rebeca Deleu, no dia 7 de agosto, às 20h, com entrada gratuita.
A cultura e os ritmos alagoanos vão integrar o projeto Meu Brasil Nordestino, dentro do Amazonas Jazz Festival. “Essa conquista de levar nossa banda para o Amazonas Jazz Festival é coletiva. É fruto do talento, da dedicação e do compromisso de todos que constroem a nossa trajetória com música e propósito. É uma iniciativa que une música, inclusão, acessibilidade e formação cultural entre Alagoas e o Amazonas, com apoio da Bolsa Funarte de Música Pixinguinha 2023”, afirmou o diretor da orquestra, Rony Ferreira.
De acordo com o professor Augusto Moralez, que integra a Orquestra Som do Nordeste, os 20 integrantes são alunos, ex-alunos e músicos de Maceió e Marechal Deodoro. “A big band está registrada oficialmente com o projeto de extensão da Ufal. Eu estou no grupo como docente e músico, além de alunos da graduação e da extensão, além do Beto do trompete, ex-aluno da licenciatura, e o diretor da orquestra, Rony Ferreira, que também é egresso do curso de Música e toca na banda desde o projeto iniciado pelo professor MIlson Fireman. Rony deu continuidade ao projeto da big band e a nomeou de Orquestra Som do Nordeste”, contou.
Moralez destaca que a big band se propõe a apresentar um repertório alagoano, voltado para esse tipo de formação musical, com bateria, trompetes, trombones, saxofones, entre outros instrumentos. “Vamos levar esse repertório para o Teatro Amazonas, num dos principais festivais do mundo. Com apoio da Funarte, vamos levar um repertório de clássicos do jazz, da MPB, e principalmente da música alagoana. Vamos fazer um repertório com muita música do Eliezer Setton, um grande mestre. Alagoas vai estar muito bem representada, tenho certeza”, revelou.
O projeto de extensão faz ensaios semanais às terças-feiras, das 19h às 22h, no Espaço Cultural da Ufal, localizado na Praça Visconde de Sinimbu. “Os ensaios são abertos a quem quiser assistir. A ideia é que esses ensaios sejam um laboratório para os nossos alunos. Eles tanto podem assistir quanto, eventualmente, podem participar dos ensaios também”, disse Moralez.
Antes da viagem para Manaus-AM, a Orquestra Som do Nordeste vai fazer o último ensaio na próxima segunda-feira (4), a partir das 19h30, no Espaço Cultural. Também será aberto pra quem quiser ir assistir.