EUA cancelam viagem de negociadores à Índia e pausam conversas comerciais, revela mídia

A delegação dos Estados Unidos cancelou uma viagem a Nova Délhi e suspendeu as negociações comerciais com a Índia antes da sexta rodada de diálogos para um acordo bilateral, informou neste sábado (16) o jornal Financial Express.
"Os EUA interrompem as negociações comerciais com a Índia diante da crescente tensão sobre tarifas e importações de petróleo russo. O cancelamento da rodada demonstra a falta de intenção de reduzir tarifas no curto prazo", destacou o veículo.
A visita da delegação norte-americana, chefiada pelo representante comercial Brendan Lynch, estava prevista para ocorrer entre 25 e 30 de agosto.
As conversas eram vistas como essenciais para amenizar as tensões comerciais após o presidente Donald Trump dobrar para 50% as tarifas sobre diversos produtos indianos, mesmo índice aplicado ao Brasil.
No fim de julho, Trump já havia anunciado tarifas de 25% sobre importações indianas, que entraram em vigor em 7 de agosto. Um dia antes, ele impôs outra taxa adicional de 25% contra o país, a ser aplicada a partir de 27 de agosto.
Antes da imposição dessas medidas, autoridades e diplomatas indianos acreditavam ser possível alcançar uma solução dentro do marco de um futuro acordo comercial com os EUA.