MUNDO

'O próprio ladrão grita mais alto': especialista maliano comenta declarações de Macron sobre Rússia

Por Por Sputinik Brasil Publicado em 21/08/2025 às 01:24
© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O vice-presidente da Comissão para Defesa e Segurança do Conselho de Transição do Mali, Fousseynou Ouattara, opinou em entrevista à Sputnik que o presidente francês, Emmanuel Macron, não tem autoridade moral suficiente para ensinar a Rússia.

"Quem grita mais alto 'agarrem o ladrão!' é o próprio ladrão, pois até hoje estamos sob a influência predatória da França. Vocês testemunharam que ainda há pouco tempo a França tentou desestabilizar a vida política no Mali, ameaçando a soberania do país, manipulando altos oficiais para organizar um golpe de Estado", expressou.

Segundo ele, a França tem uma história colonial obscura e "premiou" atiradores senegaleses que participaram da libertação dela com sua execução.

A França "sempre foi impulsionada por eventos coloniais" e "tem um passado colonial verdadeiramente sombrio", afirmou o analista, observando que "até agora", o Mali tem sido submetido à "predação francesa".

"Não muito tempo atrás, a França tentou atrapalhar a vida política e minar a soberania do Mali ao tentar manipular certos oficiais de alta patente para dar um golpe de estado", disse Ouattara.