Geral

Putin concede Ordem da Amizade a Celso Amorim

Publicado em 17/09/2025 às 13:58
© Foto / Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Condecoração se deve à contribuição do assessor especial da Presidência para o fortalecimento de laços entre Brasil e Rússia.

O presidente russo, Vladimir Putin, condecorou com a Ordem da Amizade o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim.

O decreto de concessão da honraria foi publicado no site oficial de informações jurídicas da Rússia. O documento afirma que a condecoração é uma retribuição pelos esforços do diplomata para o fortalecimento dos laços entre os países.

"Por sua contribuição significativa para o fortalecimento e desenvolvimento das relações amistosas entre a Federação da Rússia e a República Federativa do Brasil, a Ordem da Amizade é concedida a Celso Luiz Nunes Amorim, assessor especial da República Federativa do Brasil para Assuntos Internacionais."

Relação de Amorim com a Rússia

Desde que foi alçado ao posto de assessor especial da presidência para assuntos internacionais, em 2023, Amorim tem se dedicado à reaproximação do Brasil com a Rússia e pela inclusão de Moscou nas negociações do conflito ucraniano.

Em abril de 2023, ele viajou à Rússia para discutir o conflito ucraniano. Ele foi recebido por Putin, e teve uma reunião com o presidente russo que durou cerca de uma hora.

Um ano depois, em abril de 2024, Amorim viajou a São Petersburgo para participar da reunião do Conselho de Segurança Russo para assuntos de terrorismo. Na ocasião, ele afirmou que a ascensão do Sul Global foi "um dos mais significativos eventos dos últimos 25 anos".

"Paz em um mundo multipolar requer uma robusta e legítima ordem legal, com leis internacionais, e não uma ordem baseada em regras da sua fundação", afirmou Amorim na reunião.

Em setembro de 2024, Amorim viajou a São Petersburgo e Moscou para cumprir agendas bilaterais.

Em maio deste ano, ele esteve entre os integrantes da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que viajou à Rússia para as comemorações do 80º aniversário da Vitória na Grande Guerra pela Pátria, em Moscou.

Na ocasião, Amorim foi apresentado por Lula como um "velho amigo" de Putin, durante uma reunião da comitiva brasileira com o presidente russo.


Por Sputinik Brasil