Toyota suspende produção em Indaiatuba e prevê retomada apenas em 2026
Paralisação foi causada por impactos das chuvas em unidade de Porto Feliz, que produz motores para toda a América Latina

A Toyota do Brasil anunciou nesta quarta-feira (24) a suspensão por tempo indeterminado da produção de veículos em sua fábrica de Indaiatuba (SP). Segundo a montadora, a retomada das atividades pode ocorrer apenas em 2026.
A decisão é consequência da paralisação da unidade de Porto Feliz (SP), gravemente afetada pelas fortes chuvas da última semana. A planta é a única da montadora na América Latina responsável pela produção de motores, o que também levou à suspensão dos três turnos de trabalho na fábrica de Sorocaba (SP).
Para tentar mitigar os impactos sociais da decisão, a Toyota iniciou negociações com sindicatos e apresentou uma proposta de férias coletivas emergenciais, com o objetivo de preservar os empregos dos funcionários afetados.
A empresa ainda não divulgou um cronograma oficial para a retomada da produção, mas indicou que o processo dependerá da recuperação completa da unidade de Porto Feliz e da reorganização de sua cadeia produtiva.