Mais que atendimento: UPA Santa Lúcia aposta em acolhimento que humaniza o cuidado

Maceió (AL), setembro de 2025 - Os colaboradores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Lúcia, em Maceió, participaram de uma apresentação realizada pelos estagiários da unidade sobre um fluxograma de atendimento em situações de violência contra a mulher, o idoso e a criança.
A atividade visa fortalecer a prática assistencial aos pacientes da rede de urgência e emergência, além de reforçar a importância do acolhimento humanizado, da identificação precoce dos sinais de violência e do encaminhamento adequado, assegurando proteção, respeito e cuidado integral às vítimas.
“Esse momento contribuiu para sensibilizar a equipe e fortalecer a atuação multiprofissional frente a um tema tão delicado e necessário”, destaca Walma Marinho, diretora-geral da UPA Santa Lúcia. “Nosso intuito é preservar vidas, acolher e prestar a assistência necessária para o bem-estar de todos os pacientes”, acrescenta.
A atividade, realizada na UPA Santa Lúcia, gerida pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), também reforçou a importância de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e acompanhamento médico regular.
Setembro Vermelho
Na sequência, os estagiários da UPA realizaram uma ação sobre doenças cardiovasculares, abordando fatores de risco, prevenção e cuidados essenciais para a saúde do coração, em alusão ao Setembro Vermelho, campanha nacional de conscientização sobre as doenças cardiovasculares, que estão entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo.