DEFESA

Arsenal nuclear dos EUA está defasado e perde para Rússia, China e Coreia do Norte, diz relatório

Por Sputinik Brasil Publicado em 03/10/2025 às 11:01
© Sputnik / Sergei Bobylev

Especialistas do think tank estadunidense Heritage Foundation alertaram em um novo relatório que os Estados Unidos estão significativamente atrasados na corrida nuclear em relação à Rússia e China, informa o canal de TV Fox News.

O canal aponta que os Estados Unidos têm um arsenal nuclear pequeno e desatualizado.

Dessa forma, a publicação sublinha que Washington deve triplicar seu arsenal nuclear até 2050.

Segundo o autor do relatório, Robert Peters, a mais nova ogiva em serviço nos Estados Unidos foi criada em 1989.

"O novo relatório adverte que o arsenal nuclear dos EUA está perigosamente desatualizado e é pequeno demais para enfrentar as crescentes ameaças globais — e recomenda quase triplicar o número de ogivas americanas implantadas até 2050", ressalta a matéria.

Além disso, no relatório é proposta a sugestão de que, até 2050, Washington aumente o número de suas forças nucleares para cerca de 4.625 unidades de armas nucleares implantadas operacionalmente.

Esse total, afirma o think tank, pode incluir cerca de 3,5 mil ogivas estratégicas, posicionadas em mísseis balísticos intercontinentais, submarinos com mísseis balísticos e bombardeiros.

Ao mesmo tempo, o arsenal pode conter cerca de 1.125 unidades de armas não estratégicas, como bombas de queda livre.

O artigo também destaca que Moscou possui muitas armas nucleares não estratégicas na Europa, superando os EUA, enquanto a China e a Coreia do Norte avançam em poderosas capacidades de mísseis de ataque.

Assim, conclui a publicação, Washington hoje tem um arsenal que está desatualizado por décadas e perde para seus concorrentes.