Trump: Israel deve parar imediatamente de bombardear Gaza; Hamas está 'pronto para a paz duradoura'

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se pronunciou sobre a recente declaração do movimento palestino Hamas, na qual o grupo aceita os termos de um acordo de paz para a Faixa de Gaza, incluindo a libertação de reféns.
"Com base na declaração recém-divulgada pelo Hamas, acredito que eles estão prontos para uma paz duradoura. Israel deve interromper imediatamente o bombardeio de Gaza para que possamos libertar os reféns de forma segura e rápida", escreveu Trump em seu perfil em rede social.
Mais cedo, Hamas concordou com algumas propostas do documento. Cerca de 20 entre 50 reféns no território seguem vivos dois anos após o atentado contra Israel. O anúncio veio depois de um ultimato de Trump.
Na última segunda-feira (29), Trump revelou um plano de 20 pontos para resolver o conflito em Gaza. A proposta prevê, entre outras coisas, um cessar-fogo imediato e a libertação dos reféns em 72 horas.
O plano também estipula que o Hamas e outros movimentos devem renunciar ao seu envolvimento na governança de Gaza, tanto direta quanto indiretamente. De acordo com a proposta, o enclave deverá ser governado por um "comitê palestino tecnocrático e apolítico", supervisionado por um conselho internacional liderado por Trump.
Por Sputinik Brasil