ARQUEOLOGIA

Painel romano com deus egípcio em mármore revela laços culturais inéditos entre Anatólia e Egito (FOTO)

Por Sputinik Brasil Publicado em 05/10/2025 às 07:03
© Foto / Departamento de Cultura e Turismo - Abu Dhabi

Os arqueólogos que realizam escavações no sítio antigo de Sagalassos, na Turquia, descobriram um painel em relevo esculpido em mármore de Afyon, representando o deus-esfinge egípcio Tutu, elaborado com técnicas de incisão, escreve o portal Arkeonews.

O portal enfatiza que o relevo, inspirado em motivos egípcios, foi encontrado em um complexo de banhos romanos e revela intercâmbios culturais anteriormente desconhecidos entre a antiga Anatólia e o Egito.

Segundo o artigo, o painel em relevo integra uma composição decorativa de inspiração egípcia, esculpida em mármore de Afyon por meio da técnica de incisão.

Sagalassos, Turquia
Sagalassos, Turquia
"Exemplos de tal iconografia fora do Egito são desconhecidos. Esta cena lança uma luz única sobre composições decorativas de santuários dedicados a divindades egípcias fora das terras do Nilo", ressalta a publicação.

Dessa forma, continua a matéria, o painel em relevo descoberto em um banho romano apresenta o deus-esfinge egípcio Tutu, flanqueado por figuras simbólicas de poder real e divino, evocando temas de proteção, realeza e força.

Feito em mármore local de Afyon e esculpido com técnica de incisão, o painel demonstra um conhecimento sofisticado do simbolismo egípcio adaptado ao contexto romano da Anatólia.

Conforme destaca o artigo, a obra constitui evidência de um intercâmbio cultural até agora praticamente desconhecido entre a antiga Anatólia e o Egito, marcados por influências artísticas e econômicas recíprocas.

Vale mencionar que o material local usado mostra a integração das tradições regionais na arte mediterrânea mais ampla.

O painel sugere que a cidade, além de economicamente próspera, era culturalmente aberta a estilos estrangeiros adotados localmente.

Assim, finaliza a publicação, pesquisas adicionais buscarão entender melhor a produção, aparência original e significado desses painéis no contexto da arte decorativa romana dos séculos II e III d. C.