A Turma do Biribinha de Circo e Teatro representa Alagoas na 17ª edição do FENATIFS - Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana
Cia de Arapiraca apresenta solo do palhaço Biribinha nos dias 10 e 11 de outubro, no tradicional evento cultural da Bahia

Conhecida como a “princesa do sertão”, a cidade de Feira de Santana será palco, até 12 de outubro, da 17ª edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (FENATIFS). Realizado pela Cia. Cuca de Teatro, o evento reúne mais de 50 espetáculos teatrais, palestras e oficinas de grupos de todas as regiões do país. A Turma do Biribinha de Circo e Teatro, da cidade de Arapiraca, é a representante do estado de Alagoas.
Presente no FENATIFS desde 2009, este ano o artista Teófanes Silveira, o palhaço Biribinha, apresenta o Magia – Um Solo de Palhaço, nos dias 10 e 11 de outubro, além de um workshop de Entradas Cômicas, também no dia 10. Sozinho no palco, ele convida o público, com truques de ilusionismo e muito humor, a fazer o espetáculo junto com ele. “Integrar o festival é ser parte de uma história de resistência artística, de superação das dificuldades ano a ano, é fazer parte de uma grande família”, orgulha-se Teófanes Silveira.
A Cia. Turma do Biribinha de Circo e Teatro é uma companhia familiar fundada por Teófanes há 37 anos na cidade de Arapiraca, em Alagoas. Considerado um dos grandes nomes da arte circense alagoana, nascido na Bahia debaixo das lonas de um pequeno circo itinerante, Teófanes tem toda a sua vida dedicada às artes circenses. Seu palhaço Biribinha foi criado há mais de 60 anos, quando ele era uma criança e se apresentava com a família.
FENATIFS 17 ª edição – Em 2025, o festival recebeu mais de 200 inscrições de companhias de todos os estados. Criado em 2008 pela Cia. Cuca de Teatro, o evento completa 17 edições, consolidando-se no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de fomento e democratização do acesso às artes cênicas e de formação de plateia.
O FENATIFS tem a acessibilidade como prioridade, por isso, as sessões têm interpretação em Libras para o público surdo e sessões com audiodescrição para o público com deficiência visual. Além disso, como acontece todos os anos, a entrada é gratuita para estudantes da rede pública de ensino e instituições de atendimento social. Os ingressos têm preços populares no valor de meia promocional (R$ 20,00) para estudantes da rede privada e comunidade em geral.
O festival conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, através do Edital Nº 03/ 2023 - Eventos Culturais Calendarizados