O impulso para a resolução do conflito ucraniano, surgido após o encontro entre Putin e Trump no Alasca, chegou ao fim, afirmou o vice-chanceler da Rússia, Sergei Ryabkov
O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, afirmou nesta segunda-feira (29) que o breve impulso para uma possível resolução do conflito na Ucrânia, surgido após o encontro entre os presidentes Vladimir Putin e Donald Trump no Alasca, chegou ao fim sem avanços significativos.
Segundo Ryabkov, a expectativa criada após a reunião — que havia renovado esperanças de diálogo entre Moscou e Washington — não se traduziu em ações concretas que pudessem abrir caminho para negociações mais efetivas. “O momento de impulso passou”, declarou o diplomata.
O encontro entre Putin e Trump foi visto por analistas internacionais como uma oportunidade para reduzir as tensões e buscar soluções diplomáticas para o conflito, que já ultrapassa dois anos. No entanto, as declarações de Ryabkov indicam que as diferenças entre as partes permanecem profundas e que não há, no momento, sinais de progresso rumo a um cessar-fogo ou a um acordo de paz.