SAÚDE

Prefeitura de Palmeira dos Índios inicia Operação Metanol Zero para combater bebidas adulteradas

Ação conjunta entre várias secretarias visa prevenir riscos à saúde e garantir a segurança da população com fiscalizações em depósitos, bares e restaurantes

Por Redação Publicado em 08/10/2025 às 08:31
Ascom PMPI

A Prefeitura de Palmeira dos Índios deu início, na tarde desta terça-feira (7), à Operação Metanol Zero, uma grande força-tarefa voltada à fiscalização e à prevenção contra o comércio de bebidas adulteradas. A ação foi planejada após uma reunião de coordenação e mobiliza equipes da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, além da Guarda Civil Municipal, SMTT e Secretaria de Assistência Social.

De acordo com o gerente da Vigilância Sanitária, Fabiano Morais, o principal objetivo da operação é impedir a venda de bebidas contaminadas com metanol, substância altamente tóxica e potencialmente letal. “É importante estar atento a todos esses aspectos, pois sabemos que muitas vezes a adulteração ocorre devido à procedência duvidosa de algumas bebidas”, explicou. Ele também ressaltou o caráter educativo da ação, que busca conscientizar comerciantes e consumidores.

Na primeira etapa da operação, os agentes inspecionaram 15 depósitos de bebidas, verificando se os produtos estavam devidamente lacrados e se haviam sido adquiridos de fornecedores regulares. Nos próximos dias, a fiscalização será ampliada para bares, restaurantes e demais estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas no município.

A prefeita Tia Júlia destacou que a operação reforça o compromisso da gestão com a saúde pública e o bem-estar coletivo. “Palmeira dos Índios está vigilante. A saúde e a segurança das pessoas vêm em primeiro lugar. Essa operação é um compromisso com a vida”, afirmou.