EVENTO

Femupe lança programação com atividades acadêmicas, culturais e científicas

Evento acontece de 23 a 25 deste mês, em vários cenários da cidade histórica, banhada pelo Velho Chico

Por Por Simoneide Araújo – jornalista Publicado em 08/10/2025 às 09:06

Para quem estava ansioso, querendo saber o que vai acontecer na 16ª edição do Festival de Música de Penedo (Femupe), já pode anotar na agenda e se programar para acompanhar as atrações deste ano. A programação já está no ar e disponível no site do Femupe. Nos próximos dias 23, 24 e 25, a cidade histórica, às margens do Velho Chico, será o grande cenário que vai abrigar atrações artísticas e atividades pedagógicas, como recitais, shows, concertos, oficinas de instrumentos musicais, mostra de música autoral, entre outros.

E sabe o que é mais incrível? O Festival é totalmente gratuito, aberto a pessoas de todas as idades! As atividades acontecerão simultaneamente em vários locais de Penedo, e no comando deste caldeirão cultural está o professor Marcos Moreira, coordenador-geral do Femupe e do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe), grupo de pesquisa registrado no CNPq, vinculado ao curso de licenciatura em Música da Ufal.

Moreira reforça a importância da união das instituições para realização do Femupe. “Esse Festival é resultado do esforço conjunto da Universidade Federal de Alagoas, da Prefeitura de Penedo, do Sesc-AL, do Sebrae, do deputado Paulão [federal, Paulo Fernando dos Santos] e muitos outros parceiros. Estamos com uma programação bem diversa e concentrada em três dias de atividades, com a participação de acadêmicos e artistas nacionais e internacionais”, revelou.

Programação

A abertura oficial do Femupe será na quinta-feira (23), às 19h, no Teatro Sete de Setembro, com recepção do grupo Septeto da Lira Carlos Gomes/SE. Haverá um momento solene com a participação de autoridades das instituições parceiras e, em seguida, show da Banda Alphaville (Penedo) e do Laboratório de Performance Musical (LP Musical) da Ufal e convidados.

No dia 24, haverá quatro momentos com atividades distintas. As atrações artísticas vão acontecer a partir das 16h, no Palco Sebrae, montado no Largo São Gonçalo Garcia, se apresentam o Grupo Barlavento, da Bahia; e Música Além do Som, de São Paulo.

Às 17h, será a vez do recital de violão, com Alessandro Penezzi, de São Paulo, na Igreja Santa Maria dos Anjos (Convento). Às 18h começa o Música nas Igrejas, um tributo a Arthur Moreira Lima, com recital de piano e participação de Leandro Cabral (SP), Saulo Gama (BA), Antônio Eduardo(SP); seguido do Imperial Coro de Penedo, com regência de Patrícia Albuquerque. Ambos na Igreja Santa Mariados Anjos.

A partir das 19h, no Teatro Sete de Setembro, começa a 4ª Mostra de Música Autoral do Velho Chico, com o Grupo de Saxofones da Ufal e abertura da cantora Érica Kaya, de Penedo. A mostra terá a apresentação dos cinco artistas classificados: Caio Rocha, Sherlly Moreno, Rasputin, Lito Di Santi e Joseph Lima.

Também no dia 24 acontecem as atividades científicas, das 14h às 17h, na Casa da Aposentadoria. Será o 10º Encontro Cemupe de Musicologia e o 8º Fórum de Educação Musical, com o tema Pesquisa musicológica entre o Rio Paraíba e o São Francisco. Haverá lançamento de livros, com selo Cemupe e Pimenta Cultural. Os convidados são a professora Karina Gomes e o professor Adler Tatagiba (UENF/RJ), com mediação da professora Ziliane Teixeira, coordenadora do curso de licenciatura em Música da Ufal, e do professor Marcos Moreira (Cemupe).

No mesmo local, também à tarde, haverá a conferência especial com o professor David Cranmer, do grupo de pesquisa Caravelas, da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Ele vai abordar o tema O Caravelas e o Cemupe – Pontes transatlânticas, ano 3.

Ainda no dia 24, a partir das 16h, acontecem dois eventos on-line, transmitidos pelo canal do Youtube Cemupe TV: conferência com professor Rui Magno Pinto, do Grupo Caravelas, Universidade Nova de Lisboa, e o pianista Alexandre Dias, do Instituto do Piano Brasileiro, do Distrito Federal. Logo em seguida, será a vez do 4º Fórum Afro-brasileiro do Velho Chico, que terá conferência especial com o professor Joaquim Borges Gove, de Moçambique.

Oficinas

Ao todo serão 17 oficinas ofertadas: violão, violino, tuba e bombardino, cenografia musical, trompete, clarineta, flauta, saxofone, trombone, percussão de rua, além de canto, educação musical, educação musical com cultura popular e muito mais. Para participar, os interessados precisam se inscrever pelo site do Femupe. É tudo gratuito, e as inscrições já estão abertas. Mas corra que o número de vagas é limitado. Você pode escolher o instrumento que mais se identifica para aprimorar suas habilidades.

As inscrições para as oficinas vão até dia 23 de outubro, podendo escolher uma oficina por turno (manhã e tarde). Essas atividades pedagógicas acontecem na sexta-feira (24) e no sábado (25), nos dois horários. Os locais dessas atividades você pode conferir na programação completa no arquivo em anexo e no site do Femupe.

No último dia do Festival, sábado (25), das 8h às 11h, continuam as atividades pedagógicas e, das 13h às 16h, os ensaios instrumentais. Durante todo o dia acontecerão as atividades artísticas. Às 10h, tem apresentação do Septeto da Lira Carlos Gomes, de Sergipe, no Teatro Sete de Setembro. Às 11h30 começa o 7º Desfile Femupe de Filarmônicas, em frente à Casa da Aposentadoria.

A partir das 13h, terá o cortejo afro-brasileiro com o Grupo Baque Alagoano (AL), o Timbodé (Penedo) e a Orquestra de Tambores de Alagoas. O trajeto será da Casa da Aposentadoria até o Largo da Igreja São Gonçalo Garcia.

Às 16h haverá apresentações no Palco Sebrae, montado no Largo da Igreja São Gonçalo Garcia. Lá se apresentam a Sociedade Musical Penedense, o Trio Instrumental Penedo - Miguel Gama (Penedo). Às 17h, as atenções se voltam para o projeto Música nas Igrejas, com a Noite do Portugal em Cena. Os convidados são Sabino Martemucci e Jairo Brandão e o Trio Iberian Ensemble (Portugal).

Na última noite do Festival, a Universidade Federal de Alagoas fará a entrega do Título de Doutor Honoris Causa in memorian a Hermeto Pascoal. O filho Fábio Pascoal representará o artista falecido em setembro passado. A cerimônia será no Centro de Convenções, às 19h. No mesmo local, às 20h, haverá show do cantor Nando Cordel, num oferecimento do Sesc Alagoas.

Para fechar a programação, haverá o grande encontro de encerramento com Rafaela Quintino (AL), o maestro Mozart Vieira e Sebastian Silva (PE), a partir das 21h30, em frente à Villa Dão Pedu.

Realização

O Femupe é uma realização da Ufal, por meio do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). Para esta 16ª edição, a Universidade conta como co- realizadores do evento a Prefeitura de Penedo e o Sesc-Alagoas. E tem patrocínio da Barkley Brazil e do Sebrae Alagoas. O evento tem como apoiadores e parceiros a Sociedade Montepio dos Artistas e a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).

Fique por dentro de tudo que vai rolar no Festival de Música de Penedo, acompanhando também as redes sociais @festival_musica_penedo