EVENTO

Jovem talento de projeto de extensão vai à Festival Internacional de Música

Lucas Kauã conquistou uma das 350 vagas para renomado evento de Santa Catarina em 2026

Por Por Manuella Soares - jornalista Publicado em 08/10/2025 às 10:42

Apoiar as comunidades pode abrir portas para muitos sonhos. Lucas Kauã Barbosa Pires tem 17 anos e é aluno do projeto de extensão Laboratório de Violino, vinculado à licenciatura em Música da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Seu talento descoberto aos 13 anos é acompanhado na Ufal desde então e, agora, ele foi o único alagoano selecionado para participar do Festival Internacional de Música de Santa Catarina.

O evento vai ser realizado em janeiro de 2026, mas o coração já se enche de orgulho pelo feito que evidencia a potência cultural do estado e as possibilidades que a extensão universitária é capaz de criar. “Pretendo representar Alagoas levando um pouco da minha cultura, mostrando que somos um povo guerreiro e capaz de chegar em qualquer lugar”, afirma om entusiasmo.

A trajetória de Lucas é marcada por coragem e determinação. Para participar do festival, ele precisou passar por uma prova remota, na qual enviou vídeos tocando uma peça de Bach e outra de livre escolha. Inicialmente, pensou que não teria chances, pois acreditava que o nível do evento, que reunia músicos de todo o Brasil e do mundo, fosse inalcançável. Mas, no último momento das inscrições, recebeu incentivo de um amigo que acreditou no seu potencial e decidiu tentar, sem grandes esperanças. Para sua surpresa, foi aprovado na primeira chamada, sendo o único alagoano entre 350 vagas.

Seu agradecimento especial foi para quem se dedica ao trabalho do projeto vinculado ao curso de licenciatura em Música, que oferece aulas gratuitas para a comunidade. “Agradecer a professora Débora Borges por sempre estar ali para nos ajudar da melhor forma com a música, agradecer pela oportunidade de ter aulas com a professora Iannara de estudo orientado, que foi essencial para mim em todos os aspectos e um grande pilar para minha aprovação no festival”, destacou.

Este momento é um marco na vida de Lucas, que além de trocar experiências com jovens músicos do Brasil e do mundo, agora terá a oportunidade de aprender com professores renomados nacionais e internacionais, participar de masterclasses, prática de orquestra, tocar óperas e em grupos de Câmara, experiências que prometem expandir seus horizontes musicais e pessoais.

“Minha relação com a música é incrível, eu amo fazer música, amo a performance e tocar em orquestras. Tenho prazer em melhorar cada dia mais na música. Irei representar o Estado no festival para mostrar que Alagoas tem, sim, grandes músicos capacitados e competentes como os demais estados”, enalteceu o jovem violinista que agora conta com o apoio do povo alagoano para conseguir custear a viagem à Santa Catarina.

Quem puder ajudar a levar Lucas aos palcos do Festival, basta fazer sua contribuição por meio da Chave Pix: 82993763737.

Galeria de fotos