Jovem talento de projeto de extensão vai à Festival Internacional de Música
Lucas Kauã conquistou uma das 350 vagas para renomado evento de Santa Catarina em 2026
Apoiar as comunidades pode abrir portas para muitos sonhos. Lucas Kauã Barbosa Pires tem 17 anos e é aluno do projeto de extensão Laboratório de Violino, vinculado à licenciatura em Música da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Seu talento descoberto aos 13 anos é acompanhado na Ufal desde então e, agora, ele foi o único alagoano selecionado para participar do Festival Internacional de Música de Santa Catarina.
O evento vai ser realizado em janeiro de 2026, mas o coração já se enche de orgulho pelo feito que evidencia a potência cultural do estado e as possibilidades que a extensão universitária é capaz de criar. “Pretendo representar Alagoas levando um pouco da minha cultura, mostrando que somos um povo guerreiro e capaz de chegar em qualquer lugar”, afirma om entusiasmo.
A trajetória de Lucas é marcada por coragem e determinação. Para participar do festival, ele precisou passar por uma prova remota, na qual enviou vídeos tocando uma peça de Bach e outra de livre escolha. Inicialmente, pensou que não teria chances, pois acreditava que o nível do evento, que reunia músicos de todo o Brasil e do mundo, fosse inalcançável. Mas, no último momento das inscrições, recebeu incentivo de um amigo que acreditou no seu potencial e decidiu tentar, sem grandes esperanças. Para sua surpresa, foi aprovado na primeira chamada, sendo o único alagoano entre 350 vagas.
Seu agradecimento especial foi para quem se dedica ao trabalho do projeto vinculado ao curso de licenciatura em Música, que oferece aulas gratuitas para a comunidade. “Agradecer a professora Débora Borges por sempre estar ali para nos ajudar da melhor forma com a música, agradecer pela oportunidade de ter aulas com a professora Iannara de estudo orientado, que foi essencial para mim em todos os aspectos e um grande pilar para minha aprovação no festival”, destacou.
Este momento é um marco na vida de Lucas, que além de trocar experiências com jovens músicos do Brasil e do mundo, agora terá a oportunidade de aprender com professores renomados nacionais e internacionais, participar de masterclasses, prática de orquestra, tocar óperas e em grupos de Câmara, experiências que prometem expandir seus horizontes musicais e pessoais.
“Minha relação com a música é incrível, eu amo fazer música, amo a performance e tocar em orquestras. Tenho prazer em melhorar cada dia mais na música. Irei representar o Estado no festival para mostrar que Alagoas tem, sim, grandes músicos capacitados e competentes como os demais estados”, enalteceu o jovem violinista que agora conta com o apoio do povo alagoano para conseguir custear a viagem à Santa Catarina.
Quem puder ajudar a levar Lucas aos palcos do Festival, basta fazer sua contribuição por meio da Chave Pix: 82993763737.