Representantes da Alurb participam de capacitação sobre Meio Ambiente e Defesa Civil
Treinamento tem o objetivo de fortalecer a capacidade de resposta das cidades para prevenir crises e proteger populações
Um grupo formado por cinco profissionais e estagiários da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) participou, nos dias 6 e 7 de outubro, no Hotel Jatiúca, do Conexão CNM, programa voltado para a capacitação dos municípios em Meio Ambiente e Defesa Civil.
Liderado há algum tempo por especialistas da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o evento surgiu como um treinamento focado em fortalecer a capacidade de resposta das cidades para prevenir crises e proteger a população.
A programação foi dividida em módulos estratégicos, tais como Fundamentos e Cenários; Política e Instrumentos e Prática Municipal.
Givaldo Gonçalves, engenheiro agrimensura da Alurb, conta que o encontro foi muito além da teoria, mergulhando nos aspectos práticos da gestão de riscos. “O objetivo final é capacitar os gestores para estruturarem planos de ação eficazes, transformando o conhecimento técnico e a legislação em ações preventivas concretas nas comunidades”, disse.
O engenheiro ambiental, Bruno Prado, falou sobre a experiência adquirida com as palestras. “O evento destacou a importância de políticas ambientais mais estratégicas e integradas, que permitirão aos municípios enfrentar os desafios das mudanças climáticas e gerenciamento de desastres com planejamento e sustentabilidade”, afirmou.
Flávia Alessandra, geógrafa da Alurb, acredita que a integração entre as secretarias municipais é essencial para que uma gestão socioambiental seja coordenada e mais eficiente.
"O evento abordou questões essenciais sobre a gestão ambiental, especialmente diante da crescente intensificação dos impactos socioambientais. Durante as discussões, ficou claro que uma das soluções para esses desafios é a realização de um trabalho integrado entre os três níveis de governo: municipal, estadual e federal, para que dessa forma, possamos captar recursos para garantir uma resposta rápida e eficaz frente aos desastres naturais",
O curso contou ainda com a participação da diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, e do estagiário da área ambiental, Leandro Santos.
