Principais notícias do mundo na manhã de hoje (11):
Conflitos no Leste Europeu e no Oriente Médio e tensões políticas na União Europeia dominam o noticiário global
A manhã desta sexta-feira (11) foi marcada por uma série de acontecimentos internacionais envolvendo conflitos armados, alianças políticas e disputas diplomáticas.
Na Ucrânia, aviões, drones, artilharia e mísseis russos atingiram infraestruturas de transporte e instalações de energia utilizadas pelas forças de Kiev, segundo fontes locais. Os ataques intensificam a ofensiva russa em meio ao prolongamento do conflito no leste europeu.
Na Coreia do Norte, o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, reuniu-se com o líder Kim Jong-un e destacou a “façanha dos militares norte-coreanos” durante a libertação da região de Kursk, classificando o episódio como parte do “tesouro das relações” bilaterais entre Moscou e Pyongyang.
No Oriente Médio, Israel realizou bombardeios noturnos contra o Líbano, em meio ao aumento das tensões na fronteira norte israelense. Os ataques ocorreram após relatos de lançamentos de foguetes por grupos militantes libaneses.
Já na Europa, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, anunciou o início de uma campanha para recolher assinaturas de cidadãos húngaros contra os planos da União Europeia que, segundo ele, “podem levar o continente a uma guerra contra a Rússia”.