Lula se reúne com Papa Leão XIV e destaca combate à fome e desigualdade em visita ao Vaticano
Presidente participou de audiência privada com o Pontífice e o convidou para a COP30; encontro tratou de fé, justiça social e desafios globais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja Lula da Silva foram recebidos, na manhã desta segunda-feira (13), pelo Papa Leão XIV, em uma audiência privada no Vaticano. O encontro integrou a agenda oficial do chefe de Estado na Itália, onde participa do Fórum Mundial da Alimentação 2025, promovido pela FAO.
Em publicação nas redes sociais, Lula classificou a reunião como “excelente” e destacou o diálogo com o Pontífice sobre religião, fé, a realidade social do Brasil e os desafios contemporâneos do mundo.
O presidente agradeceu ao Papa pela Exortação Apostólica Dilexi Te, ressaltando a mensagem do documento sobre o compromisso da fé com os mais pobres:
“Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos.”
Lula também compartilhou as ações do governo brasileiro no combate à insegurança alimentar, destacando que o país foi retirado novamente do Mapa da Fome e que agora lidera a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, apoiada pela FAO.
Durante a audiência, o presidente convidou o Papa Leão XIV a participar da COP30, que será realizada em Belém (PA). O Pontífice informou que, devido às celebrações do Jubileu, não poderá comparecer pessoalmente, mas enviará uma representação do Vaticano ao evento.
Lula encerrou o encontro expressando alegria pela intenção do Papa de visitar o Brasil futuramente:
“Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro.”
O presidente também mencionou as recentes manifestações de fé no país, como o Círio de Nazaré e as celebrações do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.