CURSO

Manual Universitário busca apoiar adaptação e permanência de estudantes

Cartilha do Curso de Economia reúne dicas de estudo e reforça a importância do protagonismo estudantil

Publicado em 13/10/2025 às 10:07

Já imaginou uma cartilha que auxilie os alunos na construção de sua jornada acadêmica? Pois o curso de Economia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) transformou essa ideia em prática com o ‘Manual Universitário - Jornada Rumo ao Sucesso’. Com lançamento marcado para o próximo dia 21 de outubro, a partir das 15h, no Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees) da Ufal, localizado no Campus A.C. Simões, em Maceió, o projeto promete ser um guia para toda a comunidade acadêmica.

A cartilha, no formato e-book, conta a história fictícia de Carlos, estudante de Economia, e suas experiências com a recém-chegada à universidade. O material aborda temas centrais da rotina universitária, como os três pilares da formação acadêmica (ensino, pesquisa e extensão), o papel da linguagem e da técnica no processo de aprendizagem, a reflexão sobre perfis estudantis, a valorização da leitura ativa, do trabalho em grupo, da construção de mapas mentais e da elaboração de projetos que articulam teoria e prática.

A iniciativa surgiu a partir do texto ‘Pontos de partida para a discussão sobre a aprendizagem no curso de Ciências Econômicas da Ufal’, do professor Márcio Costa. O docente atuou, também, na autoria do Manual em parceria com três estudantes da graduação, Cauã Queiroz, Antônio Angelo e Sulamita Bispo, e de um aluno do mestrado em Economia, Anthony Barbosa.

“O propósito é ajudar o universitário a enfrentar os desafios desse novo ciclo, oferecendo orientações práticas sobre organização, métodos de estudo e engajamento, mas também convidando à reflexão sobre o papel transformador da universidade pública. É um material que valoriza a curiosidade, a persistência e o espírito coletivo, elementos essenciais para uma formação crítica, inclusiva e socialmente comprometida”, destaca o professor.

Ele explica ainda que, apesar da história estar voltada às vivências de um estudante de Economia, o projeto se expande a alunos de todas as graduações. “Seu conteúdo foi elaborado de maneira interdisciplinar e se aplica a toda a comunidade acadêmica, oferecendo reflexões e estratégias que dialogam com diferentes áreas do conhecimento. A publicação busca apoiar a adaptação e permanência dos estudantes no ensino superior, reforçando a importância do protagonismo estudantil”, afirma.

O manual está alinhado às diretrizes da extensão universitária, previstas na Resolução CNE/CES nº 07/2018 e nas normas internas da Ufal, incluindo as resoluções Consuni nº 04/2018 e nº 34/2019, além da Instrução Normativa nº 01/2021 da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/Ufal).