Aneel realiza vistoria em subestação que causou apagão nacional e apura atuação do ONS
Técnicos da agência investigam falha em instalação no Paraná e verificam se houve erro operacional do Operador Nacional do Sistema
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizou nesta quarta-feira (9) uma vistoria na subestação localizada no Paraná onde foi registrada a falha que provocou um apagão em diversas regiões do país na madrugada de terça-feira (8). A ação faz parte da fiscalização técnica para identificar as causas do incidente e as responsabilidades dos agentes envolvidos.
Em nota, a Aneel informou que também enviou uma equipe à base do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em Florianópolis (SC), para apurar o papel do operador durante o episódio.
As investigações, iniciadas nesta quarta-feira, vão examinar se a falha ocorreu na empresa responsável pela transmissão de energia ou se houve erro na atuação do ONS. Os dados coletados subsidiarão o Relatório de Análise de Perturbação (RAP), documento elaborado pelo ONS em parceria com a Aneel, que trará uma análise detalhada sobre as causas do apagão.
Entre os pontos que serão avaliados estão a manutenção do reator onde começou o incêndio e a eficiência dos sistemas de isolamento de defeitos, projetados para evitar que falhas pontuais se espalhem por outras redes e causem interrupções em larga escala.
Os técnicos também vão verificar se houve falha nos mecanismos de proteção dos equipamentos, o que poderia ter contribuído para o efeito dominó que levou à interrupção generalizada do fornecimento de energia elétrica.
O apagão afetou diferentes estados brasileiros e está sendo tratado como um dos mais significativos dos últimos anos, exigindo análise conjunta entre Aneel, ONS e as concessionárias de transmissão envolvidas.