Dia de Santa Edwiges: A padroeira que atrai multidões em busca de ajuda para sair do vermelho
O Santuário Arquidiocesano de São Cristóvão, no Rio, espera um grande fluxo de fiéis nesta quinta-feira (16), em um momento em que 30,4% das famílias brasileiras estão inadimplentes.

Nesta quinta-feira, 16 de outubro, católicos celebram o Dia de Santa Edwiges, a padroeira dos endividados. O Santuário Arquidiocesano dedicado à santa, localizado em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, prevê um grande aumento no fluxo de fiéis, impulsionado pela crescente dificuldade financeira das famílias brasileiras.
O pároco do santuário, padre Henrique Gomes, relata um aumento de pessoas buscando a ajuda divina para quitar dívidas. A realidade econômica reflete o movimento: uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) apontou que, em agosto, 78,8% das famílias declararam ter algum tipo de dívida, e a proporção de famílias inadimplentes (com contas em atraso) atingiu o maior nível histórico da série, com 30,4% dos entrevistados nessa situação.
Fé e Graças Alcançadas
O padre Henrique Gomes conta histórias de milagres de Santa Edwiges. Em um dos casos, um casal que perdeu dinheiro em um golpe e ficou com uma dívida bancária "quase perdida" teve o débito perdoado pelo banco de forma inesperada. "Chorou muito e disse que não tinha dúvida de que foi atendida por Edwiges", conta o religioso.
Leila Maria Simas, bancária aposentada e frequentadora do santuário há quase 50 anos, confirma que a santa é procurada não só por famílias, mas também por empresários em busca de prosperidade nos negócios. "Quando o desespero bate, bate da mesma forma para todos nós, e as pessoas vêm rezar para aliviar mesmo as dores", diz.
A História de Santa Edwiges
Nascida em 1174, na atual Alemanha, Edwiges era filha de uma nobre família católica e se casou com um duque da Polônia. Após criar os filhos, dedicou-se à caridade, focando em ajudar famílias pobres e endividadas.
Ela intervinha principalmente em favor de agricultores que eram presos por não conseguirem pagar as quantias devidas aos proprietários das terras, devido a colheitas insuficientes. Além de pagar as dívidas dos presos, ela era conhecida por seu cuidado com os pobres e desvalidos, sendo também considerada a santa dos pobres. Edwiges morreu aos 69 anos em um convento e foi canonizada em 1267.
Programação Especial
As festividades em celebração a Santa Edwiges no Santuário de São Cristóvão começaram no dia 6 de outubro e seguem até o domingo (19). Nesta quinta-feira, Dia de Santa Edwiges, a programação inclui missas de hora em hora, das 7h às 20h. A cerimônia das 15h será presidida por Dom Orani Tempesta, cardeal arcebispo do Rio. No domingo, além de missas, será realizada uma procissão pelas ruas do bairro.