RELAÇÕES INTERNACIONAIS

MRE colombiano rebate declarações 'ofensivas e depreciativas' de Trump dirigidas a Petro

Por Sputnik Brasil Publicado em 19/10/2025 às 20:15
© AP Photo / Ivan Valencia

O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia classificou declarações dirigidas à Petro como 'ofensivas e depreciativas'. Além de classificar que as acusações como ameaça à soberania nacional.

"Estas acusações constituem um ato da mais alta gravidade e atentam contra a dignidade do presidente do povo colombiano", enfatizou o MRE colombiano.

A entidade rejeitou veementemente as declarações do líder norte-americano e o uso da cooperação internacional como instrumento de interferência nos assuntos internos do país sul-americano. O comunicado foi emitido após Trump acusar a Petro de "ser líder do tráfico ilícito de drogas" e ameaçar intervir "de forma cruel" na Colômbia para combater o narcotráfico.

Novo alvo? Trump chama Petro de 'narcotraficante' e ameaça cortar ajuda à Colômbia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou neste domingo (19) o colombiano Gustavo Petro de ser um "traficante de drogas ilegal", alegando que ele favorece a "produção massiva" de entorpecentes.

Petro se tornou o novo foco das críticas do ex-presidente republicano, que está liderando uma operação nas proximidades da costa venezuelana, alegando o combate a cartéis de drogas como justificativa.

Segundo Trump, "o objetivo dessa produção de drogas é a venda de quantidades massivas do produto para os Estados Unidos, causando morte, destruição e caos". A declaração foi publicada na rede social Truth Social, sem a apresentação de evidências.

Em resposta, Petro usou seu perfil na rede X para defender sua atuação no combate ao narcotráfico na Colômbia, além de rebater as acusações de Trump, a quem classificou como "grosseiro e ignorante".

"Tentar promover a paz na Colômbia não é ser narcotraficante", declarou. O presidente da Colômbia também insinuou que Trump estaria sendo mal informado por seus assessores.

O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia classificou as falas de Trump como uma "ameaça direta à soberania nacional ao propor uma intervenção ilegal no território colombiano".

Trump ainda afirmou que Petro "não faz nada para deter" a produção de entorpecentes no país, argumentando que o narcotráfico se tornou o "maior negócio" da Colômbia. Também criticou a popularidade de Petro, dizendo que ele é "mal avaliado" e "muito impopular".

Além disso, Trump declarou que os Estados Unidos irão suspender “pagamentos e subsídios em larga escala” ao país sul-americano.