Rússia vê tentativas de Bruxelas e Londres de impedir diálogo direto com os EUA, diz diretor-geral do Fundo Russo de Investimentos Diretos
O diretor-geral do Fundo Russo de Investimentos Diretos (RDIF), Kirill Dmitriev, afirmou nesta terça-feira (21) que a União Europeia e o Reino Unido estão tentando obstruir qualquer diálogo direto entre Moscou e Washington, em especial as conversas entre os presidentes Vladimir Putin e Donald Trump.
“Também observamos inúmeras tentativas por parte de nossos colegas europeus, incluindo o Reino Unido, de interromper qualquer diálogo direto entre a Rússia e os Estados Unidos, qualquer conversa direta entre o presidente Putin e o presidente Trump”, declarou Dmitriev.
Segundo o enviado especial do Kremlin, essas ações refletem o interesse de certas potências europeias em prolongar o conflito na Ucrânia, devido à grave crise econômica enfrentada tanto pela União Europeia quanto pelo Reino Unido.
Dmitriev destacou ainda que a Rússia continuará defendendo um canal de diálogo “baseado no respeito mútuo e no realismo” com os EUA, ressaltando que a retomada das conversas bilaterais é fundamental para a estabilidade e a segurança globais.
A fala ocorre em meio à expectativa para uma possível cúpula entre Putin e Trump em Budapeste, iniciativa apoiada pelo primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, que busca mediar o contato direto entre as duas potências.