ARQUEOLOGIA

Capacete e rara armadura medieval são descobertos em fortaleza na Geórgia (FOTOS)

Por Sputinik Brasil Publicado em 30/10/2025 às 06:04
CC BY-SA 4.0 / Mehman Ibragimov / Castelo Rustavi em 2022

Uma equipe de arqueólogos georgianos descobriu um capacete medieval raro e uma camisa de malha de correntes na Fortaleza de Rustavi. As peças encontradas são os únicos artefatos de combate deste tipo conhecidos no Sul do Cáucaso, escreve o portal Arkeonews.

O portal informa que os itens achados pelos cientistas remontam aos séculos IX ou X.

O capacete medieval descoberto por arqueólogos na Fortaleza de Rustavi, na Geórgia.
O capacete medieval descoberto por arqueólogos na Fortaleza de Rustavi, na Geórgia.
"Descobrimos um capacete de ferro completo com sua proteção facial e, próximo a ele, uma couraça inteira de malha feita de anéis interconectados. Esta é uma descoberta inédita para a Geórgia", revelou um dos pesquisadores.

A escavação iniciada em julho de 2025 tem como objetivo estudar um complexo palaciano dos séculos IX a XII localizado dentro de uma fortaleza histórica, perto de Tbilisi, capital da Geórgia.

De acordo com a reportagem, mais de 100 pessoas, incluindo arqueólogos e voluntários, participam do projeto para entender melhor esta importante estrutura medieval cujos fragmentos de afrescos encontrados em suas paredes internas evidenciam a função cerimonial e defensiva daquela construção.

Ao todo foi descoberto um conjunto de armadura medieval, incluindo um capacete de ferro com placa destacável e uma camisa de malha composta por milhares de anéis, raramente preservados na região do Cáucaso.

Cota de malha medieval, descoberta por arqueólogos na Fortaleza de Rustavi, na Geórgia.
Cota de malha medieval, descoberta por arqueólogos na Fortaleza de Rustavi, na Geórgia.

A análise inicial sugere que esses itens foram produzidos na própria região, refletindo sua alta habilidade técnica.

É importante ressaltar que esses achados ajudam a preencher lacunas na história das tecnologias militares e mostram a importância cultural deste sítio arqueológico.

Conforme a publicação, está previsto o estabelecimento de um museu a céu aberto para expor as descobertas e preservar o patrimônio dessa região.