STF aceita denúncia e torna Sargento Rodrigues réu por atos de 8 de janeiro
Deputado estadual de Minas Gerais responderá por incitação ao crime e associação criminosa após decisão unânime da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, aceitar a denúncia contra o deputado estadual mineiro Sargento Rodrigues (PL), tornando-o réu pelos crimes de incitação ao crime e associação criminosa. Ele é acusado de incentivar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas em Brasília.
A denúncia, apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em setembro, foi acolhida pelo relator, ministro Alexandre de Moraes, e acompanhada pelos ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino e Cármen Lúcia.
De acordo com a PGR, Sargento Rodrigues publicou em suas redes sociais um vídeo que mostrava um homem exaltado durante a invasão ao Congresso Nacional, acompanhado de mensagens que, segundo o Ministério Público, incentivavam a ruptura institucional. O conteúdo foi apagado após repercussão.
Por Sputnik Brasil