MEIO AMBIENTE E INFRAESTRUTURA

Vice-prefeito e secretário da Seminfra destaca papel dos jardins filtrantes no Renasce Salgadinho

Solução sustentável conta com quatro jardins filtrantes de 12 metros cada e uma lagoa integrada ao sistema de tratamento de efluentes

Publicado em 01/12/2025 às 17:23
Jardins filtrantes ajudam no tratamento do esgoto. Julya Beatri/ Ascom Seminfra

A purificação da água e a eliminação de odores estão entre os benefícios dos jardins filtrantes e da lagoa que integram o programa Renasce Salgadinho, iniciativa da Prefeitura de Maceió. O vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Rodrigo Cunha, vistoriou as obras no riacho e destacou a relevância da tecnologia adotada no local.

“Essas plantas literalmente trabalham porque são responsáveis por limpar a água poluída que chega ao riacho e também podem reduzir ou até eliminar, em alguns casos, os odores. Não estão aqui por acaso; são fundamentais para a transformação que estamos promovendo com o Renasce Salgadinho”, afirmou Cunha.

Sistema sustentável

O sistema de tratamento inicial do esgoto que desemboca no Riacho do Reginaldo utiliza tecnologias sustentáveis e de baixo custo, com a implantação de quatro jardins filtrantes — cada um com 12 metros de comprimento por três metros de largura — além de uma lagoa que também compõe a estrutura.

A Prefeitura de Maceió investiu mais de R$ 100 milhões no Renasce Salgadinho, que atua em múltiplas frentes, já construiu cinco estações elevatórias de esgoto e está em fase final de canalização do riacho.

A iniciativa promove a revitalização ambiental e urbana das áreas próximas ao Salgadinho, com foco na despoluição da água, melhoria da drenagem e requalificação dos espaços no entorno do projeto, no bairro do Poço. O local também contará com áreas de lazer para todas as idades.