DECISÃO JUDICIAL

STF determina perícia médica sobre Alzheimer de Augusto Heleno antes de decidir sobre prisão domiciliar

Ministro Alexandre de Moraes solicita avaliação da Polícia Federal para comprovar diagnóstico do ex-ministro, condenado por tentativa de golpe de Estado

Por Sputinik Brasil Publicado em 01/12/2025 às 19:03
© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta segunda-feira (1º) que peritos médicos da Polícia Federal (PF) realizem uma avaliação no ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, atualmente preso em regime fechado, para confirmar se ele é portador da doença de Alzheimer.

Moraes, relator do processo que resultou na condenação de Heleno por tentativa de golpe de Estado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), destacou que a defesa apresentou "informações contraditórias" sobre o quadro de saúde do general.

Preso na semana passada, Heleno afirmou, no momento da detenção, que convive com a doença desde 2018. Entretanto, segundo a defesa, o diagnóstico formal teria ocorrido apenas no início deste ano. O ex-ministro foi condenado a 21 anos de prisão. Ainda de acordo com seus advogados, Heleno possui antecedentes de transtorno depressivo e de ansiedade.