SAÚDE PÚBLICA

Líder do FDA associa vacinas contra covid-19 a mortes de crianças e sugere mudanças em avaliações

Dr. Vinay Prasad, do FDA, propõe endurecimento nos critérios de aprovação de vacinas após citar casos fatais em crianças; detalhes ainda não foram publicados em revistas científicas.

Publicado em 01/12/2025 às 19:31
Depositphotos

Um dos principais nomes do setor de regulamentação de vacinas do Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos, Dr. Vinay Prasad, sugeriu tornar mais rigoroso o processo de avaliação dos imunizantes. A proposta veio após Prasad associar a morte de 10 crianças à aplicação de vacinas contra o coronavírus, conforme revelado em e-mail obtido pela imprensa internacional.

Até o momento, a hipótese de Prasad não foi publicada em revistas científicas revisadas por pares, tampouco foram divulgados detalhes sobre os casos ou sobre quais vacinas estariam envolvidas.

Em entrevista à Fox News, o comissário do FDA, Marty Makary, afirmou que o órgão deve prestar esclarecimentos à sociedade: "Não vamos simplesmente aprovar medicamentos sem ver evidências científicas", destacou.

Após a repercussão das notícias, as ações do setor farmacêutico registraram queda nesta segunda-feira, 1º. A Moderna recuou 7,01%, enquanto a Novavax caiu 5,11%, a Merck, 2,86%, e a Pfizer, 1,83%.

Com informações de Dow Jones Newswires.

Foto: https://depositphotos.com/