Líder do FDA associa vacinas contra covid-19 a mortes de crianças e sugere mudanças em avaliações
Dr. Vinay Prasad, do FDA, propõe endurecimento nos critérios de aprovação de vacinas após citar casos fatais em crianças; detalhes ainda não foram publicados em revistas científicas.
Um dos principais nomes do setor de regulamentação de vacinas do Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos, Dr. Vinay Prasad, sugeriu tornar mais rigoroso o processo de avaliação dos imunizantes. A proposta veio após Prasad associar a morte de 10 crianças à aplicação de vacinas contra o coronavírus, conforme revelado em e-mail obtido pela imprensa internacional.
Até o momento, a hipótese de Prasad não foi publicada em revistas científicas revisadas por pares, tampouco foram divulgados detalhes sobre os casos ou sobre quais vacinas estariam envolvidas.
Em entrevista à Fox News, o comissário do FDA, Marty Makary, afirmou que o órgão deve prestar esclarecimentos à sociedade: "Não vamos simplesmente aprovar medicamentos sem ver evidências científicas", destacou.
Após a repercussão das notícias, as ações do setor farmacêutico registraram queda nesta segunda-feira, 1º. A Moderna recuou 7,01%, enquanto a Novavax caiu 5,11%, a Merck, 2,86%, e a Pfizer, 1,83%.
Com informações de Dow Jones Newswires.