ECONOMIA

Arsesp autoriza reajuste de 6,11% nas tarifas da Sabesp para a região metropolitana de SP

Primeiro aumento após privatização da companhia passa a valer em janeiro e impacta consumidores da capital e cidades vizinhas

Publicado em 02/12/2025 às 10:19
Sabesp Reprodução

A Sabesp anunciou o primeiro reajuste tarifário após sua privatização, que entra em vigor a partir de 1º de janeiro. O aumento, autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), será de 6,1106% para os municípios atendidos na região URAE-1, incluindo a capital paulista.

De acordo com a Arsesp, o percentual do reajuste corresponde à recomposição do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no período de junho de 2024 a outubro de 2025.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Sabesp informou que o reajuste médio nas tarifas será de 6,5%.

Segundo análise preliminar da companhia, esse valor representa um incremento de 10,6% na chamada tarifa de equilíbrio, fixada em R$ 6,7673 por metro cúbico.

"A Sabesp trabalhará ao longo do dia para prestar mais esclarecimentos sobre os principais itens do reajuste tarifário e manterá o mercado informado sobre eventuais desdobramentos", informou a empresa.