Lula destaca importância da retomada da Transnordestina para o Nordeste e o Brasil
Presidente lamenta não ter inaugurado a ferrovia e reforça compromisso com a conclusão da obra estratégica para a região.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta terça-feira (2), em entrevista ao programa Balanço Geral PE, da TV Guararapes, de Pernambuco, que sente uma “tristeza muito grande” por ainda não ter inaugurado a ferrovia Transnordestina.
O projeto, que liga os portos de Pecém (Ceará) e Suape (Pernambuco) ao cerrado do Piauí, foi uma promessa de campanha de Lula. “Tenho uma tristeza muito grande de não ter inaugurado ainda a Transnordestina. Prometi ao meu velho e saudoso companheiro Miguel Arraes, foi um pedido dele, que se ganhasse as eleições eu faria a Transnordestina. Era para ser inaugurada em 2012, mas de tanto vai e vem, paralisação, processo e confusão, só eu fiz 31 reuniões com Eduardo Campos (ex-governador de Pernambuco, morto em 2014), Cid Gomes (ex-governador do Ceará) e Wellington (Dias, ex-governador do Piauí), para resolver todos os problemas. Não foi possível inaugurar, mas retomei porque quero inaugurar”, afirmou Lula.
O presidente destacou ainda que a obra “vai ser importante para o Brasil e o Nordeste”, reforçando o compromisso com a conclusão da ferrovia, considerada estratégica para o desenvolvimento regional.