CMO adia novamente votação da LDO por falta de acordo; nova previsão é para quarta-feira, 3
Comissão Mista de Orçamento posterga decisão sobre a LDO de 2026, dificultando o cumprimento do calendário legislativo.
A três semanas do recesso parlamentar, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) adiou mais uma vez a votação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2026. O novo adiamento ocorreu devido à falta de consenso entre os parlamentares e pode comprometer o plano inicial de votação do PLDO ainda nesta semana em sessão do Congresso. Agora, a expectativa é que a matéria seja apreciada na quarta-feira, 3, às 14h.
A LDO é fundamental para orientar a elaboração da Lei Orçamentária do próximo ano. Apesar de, em tese, o texto precisar ser aprovado até julho, a tramitação tem sido marcada por sucessivos adiamentos.
O presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), agendou uma sessão conjunta de deputados e senadores para quinta-feira, 4, com o objetivo de analisar a proposta. No entanto, o atraso desta terça-feira pode impactar negativamente o cronograma previsto.
Entre os pontos mais controversos do texto está a exigência de que o governo federal pague as emendas parlamentares até os primeiros dias de julho do ano que vem. O Palácio do Planalto critica o calendário, argumentando que ele dificulta o planejamento das ações do governo.