Governo Trump ameaça reter ajuda alimentar em estados democratas
Administração condiciona repasse do SNAP ao fornecimento de dados dos beneficiários; estados reagem e entram na Justiça.
A administração do presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira, 2, que poderá reter a ajuda alimentar do Programa de Assistência Nutricional Suplementar (SNAP, na sigla em inglês) para beneficiários na maioria dos estados controlados por democratas a partir da próxima semana. A medida será adotada caso esses estados não forneçam informações detalhadas sobre os beneficiários do programa.
A secretária de Agricultura, Brooke Rollins, afirmou durante reunião do Gabinete que a ação é iminente porque os estados democratas têm se recusado a entregar os dados solicitados pelo departamento, como nomes e o status de imigração dos beneficiários da assistência alimentar.
Segundo Rollins, a cooperação dos estados é considerada fundamental para combater fraudes no programa. Por outro lado, representantes dos estados democratas entraram com processos judiciais para barrar a exigência, alegando já realizar a verificação da elegibilidade dos beneficiários do SNAP e que não compartilham grandes volumes de dados sensíveis com o governo federal.
Fonte: Associated Press
Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.