CONFLITO INTERNACIONAL

Rutte afirma que dois terços da Otan já apoiam fornecimento de armas à Ucrânia

Secretário-geral destaca compromisso de países-membros e alerta para ameaças da Rússia e necessidade de fortalecimento da aliança.

Publicado em 03/12/2025 às 16:02
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte Reprodução / Agência Brasil

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, afirmou nesta quarta-feira (3) que dois terços dos estados-membros já se comprometeram com o fornecimento de armas à Ucrânia, por meio da Lista de Requisitos Prioritários da Ucrânia (PURL, na sigla em inglês), que já garantiu compromissos no valor de US$ 4 bilhões.

"Ouvi que a Austrália e a Nova Zelândia também contribuirão para o PURL, sendo os primeiros parceiros da Otan a fazê-lo", declarou Rutte a repórteres em Bruxelas, conforme noticiado pela Reuters.

Durante coletiva de imprensa, Rutte destacou a ameaça contínua representada pela Rússia, citando a guerra contra a Ucrânia e ações consideradas imprudentes contra a Otan, como violações do espaço aéreo e ciberataques.

Ao comentar o aumento dos investimentos militares em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) dos países-membros, o secretário-geral ressaltou: "Isso não é apenas sobre números; é sobre construir uma Aliança mais forte e adaptável, capaz de deter qualquer agressão e defender cada centímetro do território aliado", enfatizando as melhorias nas forças da ala leste e a modernização dos equipamentos.