AGU solicita a Gilmar Mendes revisão sobre impeachment de ministros do STF
Órgão argumenta que decisão afeta equilíbrio entre poderes; presidente do Senado critica STF
A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou nesta quarta-feira (3) ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a reconsideração da decisão que determinou que apenas a Procuradoria-Geral da República (PGR) pode apresentar pedidos de impeachment contra ministros da Corte.
Na manifestação, o advogado-geral da União, Jorge Messias, argumenta que a possibilidade de o Senado abrir processos de impeachment integra uma "relação de equilíbrio" entre os poderes.
Segundo a AGU, "as alegações devem ser acolhidas em parte, como imposição do sistema de garantias institucionais estabelecido na Constituição Federal em favor da independência do Poder Judiciário, arquitetura que não se volta a esconder privilégios, mas a viabilizar a proteção adequada de direitos fundamentais e a plena realização do princípio democrático".
Confira notícias relacionadas:
- Alcolumbre critica decisão de Gilmar Mendes sobre impeachment no STF.
- Gilmar decide que só PGR pode pedir impeachment de ministro do STF.
A decisão de Gilmar Mendes foi motivada por uma ação movida pelo partido Solidariedade e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
Após a decisão, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, criticou o entendimento do STF e afirmou que a Corte tenta "usurpar" competências do Legislativo.